O projeto Matemática Animada tem como objetivo, estudar os tópicos comumente presentes em Geometria Analítica e Introdução à Álgebra Linear, desenvolvendo projetos que resultem em pequenos vídeos de animação, planejados e confeccionados com o auxílio de equações de curvas, equações de superfícies, matrizes de rotação, translações, projeções, reflexões. Podem ser simuladas muitas situações que permitem a assimilação dos conteúdos de forma mais participativa e engajada da parte dos estudantes. Deve ser ressaltado que apesar de existirem softwares mais apropriados à confecção de animações, o objetivo aqui não é a animação em si, mas os meios segundo os quais essas animações são elaboradas e que envolvem muita matemática do primeiro ano universitário, bem como a necessidade de compreendê-la para que seja bem usada. Nesse sentido, a confecção das animações, em formato de pequenos filmes, é um meio de atingir um fim: aprender geometria analítica e introdução à álgebra linear. Quando o projeto iniciou, por volta de 2010, quando foi oferecido pela primeira vez, usava-se o Winplot. E apesar de sua pouca funcionalidade, excelentes trabalhos foram realizados. Posteriormente foi adotado o GeoGebra, pela sua superioridade tanto em termos visuais como funcionais, mas principalmente pela grande difusão que encontrou e que vai além da comunidade matemática, havendo trabalhos com esse software dirigidos a assuntos de Física, Química e até tópicos estudados em certas disciplinas de cursos de Engenharia. Mas a qualidade gráfica exibida pelo Blender 3D na finalização dos projetos, tem sido um forte aliado em despertar o interesse dos estudantes. É um grande interesse dentro do projeto a elaboração de critérios de avaliação para os trabalhos finais de modo a que esse tipo de atividade integre a prática e avaliação nas disciplinas dos cursos propriamente ditas. Existe a ambição em estabelecer uma sistemática para a sua aplicação de modo que os alunos trabalhem em grupos elaborando as cenas e movimentos desejados, de modo que ao final sejam concatenadas numa única montagem final. Uma prática que seria muito educativa no sentido de exigir trabalho colaborativo de equipes, algo bastante pertinente aos tempos que vivemos e que, com certeza, contribuirá muito para a formação dos futuros egressos de nossos cursos. 

 


Fonte: https://www.furg.br/noticias/noticias-arquivo/furg-30201

 

Produções do Projeto Matemática Animada

2014

 

 

2016

 

2017