Publicação em Anais

SCHETTINI, B; RODRIGUEZ, BÁRBARA DENICOL DO AMARAL; POFFAL, CRISTIANA.. Territórios de Estudos de Matemática: planejamento para as oficinas. In: 22a Mostra de Produção Universitária, 2023, Rio Grande. Anais 22a Mostra de Produção Universitária, 2023. v. Único. p. 1-4. https://mpu.furg.br/30-mpu-2023/241-4-19anais-mpu-2023-seminario-de-ensino-ens

--

BILLER, JHONATAN RODRIGUES; RODRIGUEZ, BÁRBARA DENICOL DO AMARAL; POFFAL, CRISTIANA.. O uso da linguagem Python, da biblioteca Sympy e do Google Colab como recursos mediadores no ensino de Funções de Várias Variáveis. In: 22a Mostra de Produção Universitária, 2023, Rio Grande. Anais 22a Mostra de Produção Universitária, 2023. v. Único. p. 1-4. https://mpu.furg.br/30-mpu-2023/241-4-19anais-mpu-2023-seminario-de-ensino-ens

--

BILLER, JHONATAN RODRIGUES; RODRIGUEZ, BÁRBARA DENICOL DO AMARAL; POFFAL, CRISTIANA. O uso da linguagem Python, da biblioteca Sympy e do Google Colab como recursos mediadores no ensino do Cálculo Integral. In: Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Rio Grande do Sul, 2023, Pelotas. Anais do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Rio Grande do Sul, 2023. v. Único. p. 1-7. DOI: https://doi.org/10.29327/1313161.11-5

--

BARBOSA, L. C.; RODRIGUEZ, B. D. DO A.; POFFAL, C. A..  Oficinas em Modalidade Online: estudando conceitos de Cálculo Diferencial e Integral utilizando o Sympy Live In: XLIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e IV Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE, 2021, Modalidade Online. Belo Horizonte: UFMG, 2021. v. Único. p.1 - 9. DOI: http://dx.doi.org/10.37702/2175-957X.COBENGE.2021.3717

--

BARBOSA, L. C. ; RODRIGUEZ, B. D. DO A.; POFFAL, C. A.. O Ensino de Limites utilizando a Linguagem Python. In: X ERMAC RS, 2020, Pelotas. X ERMAC RS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020. v. Único. p. 1-7.

--

BRASIL, A. ; MARCOLLA, B. ; KONFLAZ, E. ; POFFAL, C. A.; RODRIGUEZ, B. D. DO A.. Território de Estudos de Matemática e Aplicações: Relato de Atividade durante a pandemia. In: X ERMAC RS, 2020, Pelotas. X ERMAC RS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020. v. Único. p. 1-6.

 


 

Publicação em Periódicos e Capítulo de Livros

BILLER, JHONATAN RODRIGUES; RODRIGUEZ, BÁRBARA DENICOL DO AMARAL; POFFAL, CRISTIANA..O uso da linguagem Python, da biblioteca SymPy e do Google Colab como recursos mediadores no ensino do Cálculo Integral. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, 9 (2), p.28 - 37, 2024. https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/52319/39394

--

POFFAL, C. A.; RODRIGUEZ, B. D. DO A. ; D'ÁVILA, C. G.. Uma sequência didática baseada na resolução de problemas e em material manipulativo envolvendo funções exponenciais e logarítmicas. REVEMAT, v. 15, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73430

--

MACHADO, A. E. ; SILVA, K. M. ; MENEGHETTI, C. M. S. ; POFFAL, C. A. ; RODRIGUEZ, B. D. DO A.. A Produção de Vídeos Didáticos no Ensino do Cálculo Diferencial e Integral. In: Daniel da Silva Silveira, Grasiela Martini, Rafaele Rodrigues de Araujo. (Org.). Potencialidades e desafios da inovação científica e tecnológica na sala de aula e na sociedade: relatos da produção acadêmica na área das Ciências Exatas. 1ed. Rio Grande: FURG, 2020, v. 6, p. 47-51.
 
--

SILVA, K. M. ; MACHADO, A. E. ; POFFAL, C. A. ; MENEGHETTI, C. M. S. ; RODRIGUEZ, B. D. DO A.. Oficinas de Apoio: abordagem conceitual de matemática. In: Daniel da Silva Silveira, Grasiela Martini, Rafaele Rodrigues de Araujo. (Org.). Potencialidades e desafios da inovação científica e tecnológica na sala de aula e na sociedade: relatos da produção acadêmica na área das Ciências Exatas. 1ed. Rio Grande: FURG, 2020, v. 6, p. 56-60.

--

CORREA, M. M. ; MENEGHETTI, C. M. S.; POFFAL, C. A.. Resolução de problemas envolvendo função afim e semelhança de triângulos. Ensino da Matemática em Debate, v. 7, p. 28-46, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p28-46

--

LOPES, D. A.; POFFAL, C. A.; MENEGHETTI, C. M. S. . Torre de Hanói e resultados prováveis: estudando Probabilidade e Estatística através do lúdico com alunos da Educação Básica. Educação Matemática em Revista - RS, v. 1, p. 15-22, 2020.

--

LOPES, D. A.; POFFAL, C. A; MENEGHETTI, C. M. S. . Estatística e Probabilidade nos Anos Iniciais: o Lúdico como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem no Universo Infantil. VIDYA (Santa Maria Online), v. 40, p. 417-437, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3316
 
--
  
POFFAL, C. A.; RODRIGUEZ, B. D. DO A.; D'ÁVILA, C. G.. Uma sequência didática baseada na resolução de problemas e em material manipulativo envolvendo funções exponenciais e logarítmicas. REVEMAT, v. 15, p. 1-22, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73430
 
--
 
BARBOSA, L. S.; MENEGHETTI, C. M. S.; POFFAL, C. A.. O uso de Geometria Dinâmica e da Investigação Matemática na Validação de Propriedades Geométricas. Ciência e Natura, v. 41, p. e12, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179460X33752

--

POFFAL, C. A.; RODRIGUEZ,  B. D. DO A.; MEYER, J. N.; SPEROTTO, F. A.. Uma Aplicação de Funções Exponenciais no Mercado de Trabalho: Juros Compostos Segundo a Teoria Dos Registros Semióticos. Educação Matemática em Revista - RS, v. 2, p. 102-110, 2019.

--

RODRIGUEZ, B. D. DO A.; ANTUNES, D. M. C.; POFFAL, C. A.; SPEROTTO, F. A.. Lucro, Custo e Receita: aplicação de atividade em Curso de Administração. Revista THEMA, v. 15, p. 323-332, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.323-332.791

--

DE MORAES, C.; RODRIGUEZ, B. D. DO A; POFFAL, C. A.. Relato de uma experiência: explorando conceitos de Geometria Analítica com o uso de animações no Geogebra. Revista THEMA, v. 15, p. 333-349, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.333-349.792

--

ANTUNES, D. M. C.; POFFAL, C. A.; RODRIGUEZ, B. D. DO A; SPEROTTO, F. A.. Analysis of First Degree Polynomial Function Teaching Strategies to Social Applied Sciences Courses. Ciência e Natura, v. 40, p. 22-34, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179460X29526