Em andamento:

 

TEMAT - Território de Estudos de Matemática e Aplicações (TEMAT)

Este projeto prevê a criação de um espaço chamado Território de Estudos de Matemática e Aplicações (TEMAT) com o objetivos de integrar os estudantes de Ciências Exatas e Engenharias da FURG, pretendendo proporcionar um ambiente propício ao estudo coletivo de conceitos de matemática básica e de disciplinais iniciais do Ensino Superior. Este estudo será acompanhado e organizado pelos acadêmicos dos cursos de Matemática Aplicada e Licenciatura, matriculados em disciplinas mais avançadas e finais de formação acadêmica, e conta com o apoio de professores do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Equipe: Cristiana Andrade Poffal e Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez.

Alunos Bolsistas: Aryel Soares Loureiro, Vitor Pedrotti.

Alunos Voluntários: Julia Konflanz Freitas, João Vitor Macedo Maia e Elisandra Konflanz.

Discord: discord.gg/QzZZcfX

Canal do TEMAT no YouTube

 

A linguagem Python e a plataforma Google Colab como meios de aprendizagem de conceitos de matemática no ensino superior - produção de mídias educativas

Este projeto tem por objetivo utilizar a linguagem Python e a ferramenta Google Colab na instrumentalização dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de matemática no ensino superior (Matemática Elementar, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear) através da elaboração de mídias educacionais acessíveis, tanto na forma de textos como de pequenos vídeos explicativos. Os materiais elaborados serão disponibilizados para a comunidade acadêmica com publicações no site lemas.furg.br e nas redes sociais do grupo de pesquisa ao qual este projeto está vinculado. Como principais resultados espera-se auxiliar no processo de aprendizagem dos discentes, bem como contribuir para o aumento dos índices de aprovação das disciplinas atendidas e na redução dos índices de evasão acadêmica dos referidos cursos.

Equipe: Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez e Cristiana Andrade Poffal.

Aluno Bolsista: Alissom Fagundes Costa

 

Pensamento Computacional: programação em Python

Este projeto pretende oportunizar aos acadêmicos da FURG um espaço adequado a fim de desenvolver o pensamento computacional, habilidade necessária para o mercado de trabalho atual, o desenvolvimento humano e a vida em sociedade. Serão ofertadas oficinas de programação em Python.

Equipe: Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez e Cristiana Andrade Poffal.

Aluno Bolsista: Jhonatan Rodrigues Biller

 

Elaboração e Produção de Material para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral

Este projeto visa a elaboração de novos materiais didáticos para as disciplinas semestrais de Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Equações Diferenciais e para as disciplinas anuais de Cálculo Diferencial e Integral I e II, bem como prevê o aprimoramento do material didático que vem sendo produzido desde 2011. O projeto tem por objetivo a elaboração de um material acessível para os alunos, auxiliando na diminuição dos índices de retenção e evasão. Está previsto a inclusão de novos tópicos e curiosidades nos textos produzidos, bem como dados históricos e exercícios cuja resolução incentive a utilização de recursos computacionais. Os materiais produzidos serão publicados na modalidade e-book, com acesso público e gratuito a comunidade em geral.

Equipe: Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez e Cristiana Andrade Poffal.

 

A Pesquisa e a Prática Docente no Ensino Superior

A presente proposta tem como objetivo utilizar a pesquisa como elemento imprescindível no repensar da prática docente no Ensino Superior. As reflexões apresentadas neste projeto têm como subsídio investigações realizadas em turmas de alunos de cursos de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) conduzidas pelas professoras proponentes com o objetivo de repensar suas próprias práticas pedagógicas, a fim de avaliar metodologias alternativas de ensino e, assim, qualificar sua interação com os estudantes.

Equipe: Cristiana Andrade Poffal,  Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez e Cinthya Maria Schneider Meneghetti.

 

Núcleo de Aprendizagem Cooperativa de Matemática, Estatística e Física

O presente projeto tem como principal propósito incentivar a melhoria do processo ensino-aprendizagem, promovendo cooperação acadêmica aos estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, que apresentam dificuldades nas disciplinas básicas ofertadas pelo IMEF. Desenvolve-se através de monitorias, oficinas e minicursos, com caráter permanente. Ele conta com o apoio e a parceria da Diretoria Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação - DIPED/PROGRAD. Para garantir a qualidade do trabalho, este projeto conta com o apoio e a parceria da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante ligada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- PRAE. A coordenação deste projeto é de responsabilidade da Profa. Dra. Adriana Elisa Ladeira Pereira.

Equipe:  Adriana Elisa Ladeira Pereira (Cálculo Diferencial e Integral), Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez (Cálculo Diferencial e Integral), Tiago Asmus (Estatística), Dinalva Aires de Sales (Física) e Fabíola Aiub Sperotto (ALGA, GAAL).